Minha lista de blogs

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O PADRÃO DO ERRO E A CONSCIÊNCIA


Tudo o que é errado, é tudo o que não é bem visto pela sociedade, podendo passar por errado aquilo o que não achamos correto, ou achar correto aquilo que para os outros seria um absurdo.
Muitas vezes acreditamos no “certo e no errado” por o que é imposto pela sociedade, seria correto dizer que o ser-humano tem preguiça de pensar sobre seus conceitos e problematizar(₁) aquilo que o senso-comum(₂) o impõe. Acabamos sofrendo com o amanhã por aquilo que as pessoas acham errado, nossa mente é contaminada por um universo contaminante onde as pessoas são acomodadas e usam a palavra Adaptação como uma bandeira para representar a “passividade” em relação as idéias e questões alheias; Mas podemos dar um basta nesse único olho onde todos enxergam por igual ou por acomodação, isso acaba quando queremos nos conhecer e problematizar questões que geralmente são pensadas e trancafiadas num baú chamado de “MENTE”.



A consciência vem como “punição” para aquilo o que a sociedade acha incerto, ou vem de uma mente que luta a favor de suas posições e acaba fazendo o oposto, pode ser loucura mas é de se pensar que a maioria das vezes que a consciência pesa é quando fazemos o mau não para o próximo mas sim para nós mesmos.
Lembrando que o humano herda uma falha básica, que pode distorcer seu bom critério, mas como sempre a palavra da sociedade se sobre-põe aos pensamentos do lúcido. A Inconsciência leva tudo o que estava atrás do nosso espelho o que realmente queremos ou somos.



Levar o erro trazendo a consciência do fato, é dar ao ser-humano a importância do auto-conhecimento, dar-lhe a responsabilidade social que nele envolve não somente a si mesmo mas sim ou outros por um igual.
Questionar o certo e o errado, a verdade e a mentira e o senso-comum, é estar disposto a um futuro conceito sobre as coisas que nos envolve, seja relacionamento, família, vida social, estudos e vida profissional.
Viver num mundo onde nada se pergunta tudo se releva é estagnar no presente-passado. Viver numa vida plena e sábia é atingir a plenitude do consciente.
“Saber pensar ao fazer o desejo, e não penar depois do feito.”





Problematizar - identificar um problema com base no questionamento.
Senso-comum - descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas.



por: (Ricardo Tadeu)

Um comentário:

  1. FODA kotcho!! Amei o blog! Esse e meu garoto quebrando a vala como sempre!!! Hahah amo

    ResponderExcluir