Minha lista de blogs

terça-feira, 5 de maio de 2009

Amizade e seu Conceito.


Para o filósofo grego Aristóteles a amizade é o compartilhamento da felicidade.
...
Mesmo que possua riqueza, bens-materiais a amizade é indispensável em muitos aspectos, tendo a sua essência própria para ser gerada.Aristóteles também acredita que quanto mais o homem for manipulador, mais precisará de amigos.
A justiça e a amizade andam juntas, porém a amizade encontra-se superior a todo o tipo de justiça, pois a justiça é para contornar nossos atos em relação aquilo que não conhecemos. Com a amizade não precisa de justiça tudo é completo, como a mais autêntica forma de justiça.
Seria a amizade capaz de ter faixas etárias, pessoas jovens sente-se necessidade da amizade como uma forma de não errar, ou auto-punição dos erros, ou seja um padre ambulante que exorciza seus problemas, já as pessoas mais velhas sentem de amparo as necessidades e as atividades que declinam com o passar do ano, mas na verdade todas elas tem o mesmo princípio, A ESSÊNCIA.
Seria justo falar que é impossível viver sem amigos ?
Segundo Aristóteles a amizade é a "consciência" somente é possível quando as duas pessoas são agradáveis gostam das mesmas coisas e concordem com elas ao fim, porém ao manter-se longe desses aspectos a amizade torna-se esquecida.
A amizade perfeita, são de dois homens que são bons e semelhantes em suas virtudes, ou seja são iguais em sua reciprocidade de caráter e de objetivos, sua exigência resume-se no tempo e na intimidade e a verdadeira amizade é ivuneravél, não permitindo a calúnia entre ambos.
Como tornar proporcional a amizade entre os desiguais?
São consideradas amizades acidentais aquelas que se fundamentam no interesse derivada do amor a utilidade e não ao outro por si mesmo, assim elas são facilmente capazes de se fragmentarem quando uma das partes cessa de ser agradável ou útil, pois existia apenas como um meio para se chegar a um fim.

As vezes julgamos as pessoas que vimos nas ruas como pessoas estranhas que não serviriam de fato para entrar em nossos laços afetivos, pelo jeito, pelo belo ou por simplesmente não conhecer, o senso comum julga aquilo que pode nos entrar em conflito como algo não bom, li uma frase e achei importante para fechar isso o que pude dizer:

"A amizade é a aceitação de cada um como realmente ele é".

Ou seja; O mundo verdeiro cheio de dogmas, aceitações dos outros que pensamos ser um julgamento certo e pleno nos deixa parar para pensar nas pessoas boas que tentaram entrar em nossas vidas e que não deixamos, e as que deixamos entrar pois fazia parte daquilo que a "sociedade" achava certo você se enquadrar e daí se arrepende, um arrependimento seu.

Acreditaremos nas amizades eternas quelas que o tempo e a distência jamais apagam, damos valor as horas de lágrimas e de extremos risos, não à preço ao abraços carinhoso, e ouvir um "eu te amo" de um amigo, nem deitar em seu ombro.

Pensando nos erros e nos acertos, hoje já disse que ama quem tanto te fez de muletas para você andar?

Por fim digo, entre espaços e linhas vagas de sentimento, de tanto valor que dou a esse laço eterno:

"Em todo o tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão".




por: (Ricardo Tadeu)

Um comentário:

  1. Oiii
    td bem?
    Rick mto linda a sua mensagem tenho que te fala vc é um filósofo nato.
    bjuss

    ResponderExcluir